Leiria 244 770 500Lisboa 213 007 100São Miguel 296 381 435Terceira (Praia) 295 543 193Terceira (Angra) 295 513 231Pico 292 623 870Santa Maria 296 000 301Graciosa 295 513 231Flores 292 392 101Faial 292 392 100

Informações Úteis

PRR – Internacionalização via E-commerce

5 Set, 2022 | Incentivos

No âmbito do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) em vigor, foi publicado Aviso nº 08/C16-i02/2022 que podem conhecer AQUI.

Esta medida visa duas prioridades: a sensibilização, capacitação e consultoria a PME novas exportadoras, com o objetivo de promover a sua internacionalização por canais digitais; e o apoio individualizado para a promoção digital orientado à diversificação de mercados para empresas que já tenho experiência internacional consolidada através de canais digitais.

 

Beneficiários: são elegíveis todas as PMEs, de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, em todo o território nacional, incluindo regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

 

Dotação: 4,5 milhões de euros, podendo vir a ser reforçada em função das candidaturas que vierem a ser selecionadas.

 

Prazos: candidaturas já estão abertas até à receção do número de candidaturas limite apurado em função da dotação orçamental definida, sem prejuízo de poder ser suspensa a receção de candidaturas a qualquer momento, através de comunicação prévia com antecedência mínima de 3 dias úteis em relação à data de suspensão. Duração máxima do projeto é de 12 meses a contar da data da assinatura do Termo de Aceitação, sendo que se deve iniciar no prazo máximo de 6 meses após comunicação da decisão da concessão do apoio.

 

Valores elegíveis: mínimo de 10.000,00 € e máximo de 25.000,00 € para projetos enquadrados na tipologia “Novas Exportadoras” e mínimo de 25.000,00 € e máximo de 85.000,00 € para projetos enquadrados na tipologia “Mais Mercados”.

 

Despesas elegíveis:

a) as aquisições de equipamentos e software diretamente relacionados com a implementação do projeto.

b) as despesas relacionadas com a aquisição de serviços a terceiros relativas a:

b1) Desenho e implementação de estratégias aplicadas a canais digitais para gestão de mercados, canais, produtos ou segmentos de cliente;

b2) User-Centered Design (UX): desenho, implementação e otimização de estratégias digitais centradas na experiência do cliente que maximizem a respetiva atração, interação e conversão;

b3) Desenho, implementação, otimização de plataformas de Web Content Management (WCM), Campaign Management, Customer Relationship Management e E-commerce;

b4) Criação de lojas próprias online, inscrição e otimização da presença em marketplaces eletrónicos, incluindo despesas de subscrição e fees de adesão durante o período de execução do projeto;

b5) Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Advertising (SEA): melhoria da presença e ranking dos sítios de comércio eletrónico nos resultados da pesquisa, em motores de busca, por palavras-chave relevantes para a notoriedade e tráfego de cada sítio;

b6) Social Media Marketing: Desenho, implementação e otimização da presença e interação com clientes via redes sociais;

b7) Content Marketing: criação e distribuição de conteúdos digitais (texto curto, texto longo, imagens, animações ou vídeos) dirigidos a captar a atenção e atrair os clientes-alvo para as ofertas comercializadas pela empresa;

b8) Display Advertising: colocação de anúncios à oferta da empresa em sítios de terceiros, incluindo páginas de resultados de motor de busca;

b9) Mobile Marketing: tradução das estratégias inscritas nos pontos anteriores para visualização e interação de clientes em dispositivos móveis, nomeadamente smartphones e tablets;

b10) Business Inteligence e Web Analytics: recolha, tratamento, análise e visualização de grandes volumes de dados gerados a partir da navegação e interação de clientes em ambiente digital por forma a identificar padrões, correlações e conhecimento relevante que robusteçam os processos de gestão e tomada de decisão.

c) Custos com pessoal técnico diretamente afeto à implementação do projeto, devendo ser evidenciadas as competências/valências em e-commerce e marketing digital e corresponder a um nível mínimo de qualificação VI (QNQ).

– Também podem ser elegíveis outras despesas complementares às acima enunciadas, a aprovar caso a caso desde que fique demonstrada a sua relevância para o desenvolvimento dos projetos.

– Apenas despesas assumidas a partir da data da submissão da candidatura, não podendo o projeto estar iniciado à data de apresentação da mesma.

 

Incentivo: incentivo não reembolsável, calculado através da aplicação às despesas elegíveis de uma taxa de 50%.

 

Indicadores de resultados (um ou mais dos seguintes):

– Criação de loja própria online;

– Nº de novos serviços e/funcionalidades introduzidas em loja própria online;

– Nº de novas adesões a marketplaces;

– Nº de mercados abrangidos no âmbito das ações de marketing digital.

 

Obrigações do beneficiário:

– deverá possuir situação liquida positiva no exercício fiscal completo anterior ao ano da candidatura, exceto as empresas que tenham menos de um ano de atividade à data da candidatura;

– realizar um Diagnóstico E-commerce prévio, com pontuação superior a 20 pontos, no website Portugal Exporta;

– o Plano de E-commerce Internacional deve obedecer à estrutura e aos termos de referência definidos no Anexo I do Aviso referido e pode ser de apresentação autónoma ou solicitado à AICEP;

– comunicar a mudança de conta bancária;

– efetuar o Registo Comercial de Beneficiário Efetivo (RCBE) e disponibilizar código à AICEP.

 

Esta comunicação é meramente informativa e não é exaustiva, pelo que se aconselha a consulta dos textos legais.

Qualquer informação/comunicação constante do sítio de internet http://www.cingel.pt ou relacionada, é de natureza meramente informativa e geral. A mesma não se destina a qualquer entidade ou situação particular e não substitui aconselhamento profissional adequado ao caso em concreto. As empresas Cingel, ou qualquer seu representante, não se responsabilizam por qualquer dano ou prejuízo que venha a ser causado de decisão tomada com base nas informações/comunicações referidas.

Partilhe este artigo

Incentivos e Projetos de Investimento

Conheça os incentivos disponíveis para as empresas e que fazem parte dos atuais Quadros de Apoio. Descubra porque a Cingel é o parceiro certo na hora de desenvolver e submeter um projeto de investimento.