Sempre sonhou em criar o seu próprio posto de trabalho ou lançar uma microempresa? Esteja atento aos primeiros concursos do SI2E, o novo Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego.
O SI2E pretende estimular o surgimento de iniciativas empresariais e a criação de emprego em territórios de baixa densidade e por essa via promover o desenvolvimento e a coesão económica e social do país. Ainda que não se aplique exclusivamente aos territórios de baixa densidade, o SI2E favorece os investimentos neles realizados e sobretudo cria condições para uma maior dinâmica empresarial ao ajustar tipologias de projetos às condições reais das micro e pequenas empresas do interior.
Esta linha de apoios conta com um orçamento de 320 milhões de euros. Destina-se a apoiar de forma simplificada pequenos investimentos empresariais de base local, complementar os atuais incentivos às empresas do domínio da competitividade, dar voz às entidades locais para a dinamização de iniciativas empresariais de base regional e ainda descriminar positivamente as iniciativas empresariais dos territórios de baixa densidade.
A quem se destina?
- Investimentos até 235 milhões de euros;
- Criação líquida de postos de trabalho.
Em que deve ser usado?
O apoio financeiro deve ser usado para a criação das empresas, para a sua expansão ou modernização. Dentro destes objetivos, são consideradas como despesas elegíveis os investimentos em máquinas e equipamentos, informática, marcas, planos de marketing e pequenas obras de remodelação. O lançamento ou expansão das empresas deve resultar em criação líquida de emprego.
Montante de apoio:
- Subsídio entre 30% e 50% do investimento (60% para território baixa densidade);
- Apoio por posto de trabalho criado: até 15 meses (ou 18 meses para territórios baixa densidade).
Abertura dos concursos:
- O SI2E será gerido na maior parte dos casos pelos grupos de Ação Local (GAL), quando os incentivos resultarem de estratégias de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), ou pelas Comunidades Intermunicipais (CIM) e Áreas Metropolitanas (AM), quando os apoios decorrerem da concretização dos Pactos para o Desenvolvimento e Coesão Territorial.
As candidaturas arrancaram a 14 de abril e irão ter três prazos: 31 de julho (fase 1), 16 de outubro (fase 2) e 29 de dezembro (fase 3).
Caso pretenda saber mais informações pode agendar uma reunião connosco, através do número 244 770 500 ou do email cingel@cingel.pt.