Foi publicado no passado dia 30 de abril o aviso do Portugal 2030 da Inovação Produtiva, cujas candidaturas decorrem até final do ano de 2024.
O presente Aviso de concurso pretende estimular o investimento empresarial de natureza inovadora, promovendo a alteração do perfil de especialização da economia portuguesa e o reforço da sua competitividade externa, através da diferenciação, diversificação e inovação.
São suscetíveis de apoio as operações que contribuam para a melhoria das capacidades produtivas das PME e para o desenvolvimento de soluções inovadoras, digitais e sustentáveis, sobretudo baseadas nos resultados de I&D e no aumento do emprego qualificado.
As operações a apoiar devem visar a produção de novos bens e serviços, ou melhorias significativas da produção atual, através da transferência e aplicação de conhecimento. As operações podem, alternativa ou complementarmente, visar também a adoção de novos, ou significativamente melhorados, processos ou métodos de fabrico, de logística e distribuição, organizacionais ou de marketing.
No presente concurso é dado um claro enfoque a operações que se proponham produzir bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis, no quadro de fileiras produtivas e de cadeias de valor mais alargadas e geradoras de maior valor acrescentado, contribuindo para reforçar a orientação exportadora e a competitividade externa da economia portuguesa.
Algumas considerações importantes:
- Investimento elegível mínimo: 300.000€
- Taxa máxima de apoio a fundo perdido: 40%
- Custos elegíveis: ativos corpóreos (máquinas, equipamentos, equipamentos informáticos); software standard ou específico; serviços de engenharia; estudos, diagnósticos e auditorias; planos de marketing.
Poderá obter informação adicional sobre ao aviso através do link https://portugal2030.pt/avisos/
Caso pretenda obter algum esclarecimento ou enquadramento em particular, não hesite em contactar a nossa equipa de profissionais, através do n/ formulário de contacto.